sexta-feira, 25 de setembro de 2009

RAUL SEIXAS











Ele foi revolucionário para o mundo da música, foi importante, seu estilo único deu um novo significado para a MPB e para o rock nacional, músicas significativas como maluco beleza, gita, a maçã e ouro de tolo são pérolas, clássicos da música brasileira. o homem, o simples mortal que é objeto desse pequeno texto é nada mais, nada menos do que o maluco, genial, contraditório e místico Raul Seixas, o baiano que mudou a cara da música aqui no Brasil, deu uma nova cor no arco-íris musical nacinal.




É difícil escrever sobre ele, Seixas não criou obras espetaculares e complexas como as de Chico Buarque e Caetano, mas com simplicidade deu vida a músicas que conquistaram pessoas de culturas, classes e gostos musicais diferentes, é o mais popular dos compositores e interpretes, eclético o músico consegue misturar rock e baião, canta brega e romântico, escreve letras com mensagens de otimismo, faz citação de personagens bíblicos, até o livro sagrado dos indus, o GITA, é objeto artístico para uma das suas músicas.




Raul foi subversivo, gritou viva a sociedade alternativa em plena ditadura militar, fez ironia com a questão homossexual feminina com a música rock das "aranha".




Raul Seixas, controveso, odiado por poucos, amado por milhares, sou sincero, não acho ele tão fenomenal como a midia pinta, mas tenho que admitir ele é um compositor original e bom, suas músicas são fundamentais dentro da discografia nacional, faz parte da história cultural e musical dessa nação, é o maluco beleza da sonoridade de qualidade e de bom gosto. Quem nunca escutou em um show ou em um bar a famosa frase toca Raul? É por essa importancia que deixo aqui esse pequeno comentário que não passa de uma nota de roda-pé na estrondosa, robusta e volumosa obra escrita sobre esse artista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário